Pilates Clínico
Como funcionam as consultas?
Antes do tratamento
Na primeira sessão é feita uma avaliação física criteriosa para definição de necessidades e objetivos; são ensinados os princípios-chave do Pilates Clínico
No final do tratamento
O fisioterapeuta usará ferramentas e exercícios do pilates clínico em contexto de aula para classe, duplas ou sessões individuais
Quais são as aplicações das sessões de Pilates?
Por se focar no controlo do movimento e na estabilidade central (o nosso core), o Pilates Clínico potencia a consciência de movimento e o fortalecimento da musculatura protectora da coluna.
As sessões de Pilates Clínico poderão ser individuais ou em pequenas classes, sendo os exercícios terapêuticos adequados às capacidades e objetivos de cada participante.
Sabia que?
Os Pilates foi criado por Joseph Pilates, um preparador físico, maioritariamente de bailarinos, que nos anos 20 criou uma completa e exigente metodologia de treino de força e flexibilidade.
A partir dos anos 90, o fisioterapeuta Australiano Craig Philip sugeriu o conceito de Pilates Clínico, uma metodologia que tinham em conta a biomecânica e as patologias da coluna, propondo modificações a exercícios potencialmente perigosos.
É, desta forma, uma modalidade mais segura, adaptada para todas as pessoas, inclusivamente para aquelas com limitações físicas e com maior evidência científica.